Atualizado em 08/12/2024 – 13:51
O Espírito Santo registrou um aumento do número de casos de Covid-19, conformou informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (5). De acordo com o boletim, a situação foi percebida pelo número de positividade de testes rápidos, feitos em pessoas sintomáticas durante o mês de novembro. A quantidade de testes confirmados variou entre 26% e 30%, ao longo das semanas, e a procura aumentou mais de 50%.
Como principal medida de prevenção contra as formas graves da Covid-19, tem-se a vacina. A imunização contra a doença é realizada nas salas de vacinação de todo o Estado.
Desde este ano, o Ministério da Saúde definiu que a vacina da Covid-19 como reforço será administrada na população com mais de cinco anos de idade pertencente aos grupos prioritários estabelecidos, além da inclusão da dose ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A Sesa recomenda que a população procure o serviço de saúde e para verificar sua situação vacinal.
“A crescente da positividade é observada desde final de setembro, tendo em novembro a maior taxa de positividade registrada nesses últimos três meses. Estamos entrando em dezembro, período de festas e férias escolares, então é muito importante que a população se atente aos cuidados que já conhecemos, para que possamos reduzir o número de casos da Covid-19”, reforçou o subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso.
A taxa de positividade é uma importante variável para compreender a circulação do vírus no território.
O aumento de positividade também é seguido nos testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), com a metodologia RT-PCR em tempo real (RT-qPCR).
Cuidados
Entre os cuidados que a população deve adotar contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde recomenda a testagem. A realização da testagem tem um papel importante no entendimento da dinâmica de transmissão do vírus na população e identificação de grupos com alto risco de infecção. Além disso, pela testagem do RT-PCR, o Estado também promove a vigilância genômica para a detecção das cepas circulantes no território.
Outros cuidados são: a manutenção de etiqueta respiratória caso esteja apresentando um quadro de síndrome gripal; o uso de máscara para pessoas com sintomas gripais, sendo suspeito ou confirmado para a Covid-19. Para as pessoas que têm fatores de riscos para a complicação, o uso de máscara também é recomendado.
Serviço: Saiba onde testar
Testes para detecção da Covid-19 pela Sesa
- Terminal de Laranjeiras, na Serra
Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 08h às 16h30
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus de Itacibá, em Cariacica
Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 08h às 17h, com coleta até as 16h30
- Supermercado Casagrande, Itacibá, em Cariacica
Dias: Segunda a terça-feira
Horário: 08h às 17h
- Supermercado Calvi, em Campo Grande, em Cariacica
Dias: Quinta a sexta-feira
Horário: 8h às 17h
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.