Atualizado em 09/08/2025 – 12:18
Nesta semana, a banda capixaba Conchá lançou seu primeiro álbum autoral, intitulado “Peregrino”. Com sete faixas que transitam entre o MPB, o rock e o reggae, o disco chega como um marco na trajetória de quase uma década do grupo formado pelo vocalista Vinícius Reis, por Renan Gonçalves na guitarra, Markus Augustus no baixo e Matheus Nascimento na bateria. “Peregrino” já está disponível nas principais plataformas de streaming.
Descrito pelos integrantes como “um disco carregado de história”, o álbum reúne músicas compostas em diferentes fases da caminhada musical da Conchá, iniciada em fevereiro de 2016, em Aracruz. Além das mais antigas, o trabalho também conta com novas canções, resultado dos anos de experiência como banda.
“Chega ser engraçado o processo de construção, porque o disco já tinha esse nome mesmo antes de metade dessas músicas serem escritas, foi um processo de tantos recomeços que começaram a surgir músicas novas e como a gente já vinha com experiências de gravação, começamos a elaborar melhor a dinâmica delas. Quando o disco foi definido com as faixas, tínhamos músicas de todas as nossas fases, as recentes mais definidas, e as anteriores melhoramos tentando manter a essência”, explica Vinícius Reis, vocalista do grupo.

Vinícius explica que o próprio grupo tem dificuldade de definir o som produzido por eles em um estilo e descreve a Conchá como “uma salada musical”, mas destaca como influências para o novo disco artistas como Cassia Eller, Djavan, Planet Hemp, Big Bad Voodoo Daddy, Caetano Veloso, Groundation e Raul Seixas. No processo de construção do álbum, uma das canções que se destaca para banda é “Geração Maldita”.
“Talvez ‘Geração Maldita’ tenha surpreendido a todo mundo, porque ela se distancia de grande parte das músicas que buscamos tocar como intérpretes. Foi uma música que chegou no resultado final muito mais rápido que todas as outras, apesar disso a gente chegou a pensar em trocar ela por outra música, mas quando ouvimos o resultado da primeira gravação, foi a que nós mais curtimos”, afirma o vocalista.
Desde a última terça-feira, 5 de agosto, Peregrino já está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Youtube. Agora a banda trabalha no processo de divulgação do disco, com o lançamento de um videoclipe da faixa “Eu Bebo” previsto para 19 de agosto. Além disso, a Conchá continua com seus outros trabalhos, onde apresenta releituras e o “Lado B” das obras de grandes artistas brasileiros, mas com o objetivo de voltar a lançar músicas autorais.
“Agora a ideia é voltar a focar mais no nosso som autoral, ficaram muitas músicas que a gente gosta de fora do disco. Como são músicas de fases mais iniciais da banda, vamos reformular pro nosso momento atual, tentando manter a essência”, ressalta Vinícius.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.