O escritor, artista plástico e artista urbano Tony Zax é o convidado da próxima edição do projeto Prosas Literárias, que acontece nesta terça-feira (8), às 19h30, no Espaço Cultural Thelema, localizado no Centro de Vitória. A atividade integra o projeto Entrelaços, que prevê uma programação contínua de ações culturais gratuitas ao longo de todo o ano de 2025.
Durante o encontro, Tony apresentará parte de sua produção literária, incluindo Psicodélico Pacto Surreal, lançado em 2013 em um prostíbulo no Parque Moscoso, como forma, segundo o autor, de romper com os padrões tradicionais de lançamentos literários. A obra é descrita como uma narrativa que trata “do universo do início ao fim e em recomeço na forma de um dragão”.
Na sequência, em 2014, Tony lançou Silêncio, um livro de arte conceitual completamente em branco. Também fará parte da conversa a obra não publicada O Diabo Vermelho de Z, que narra a história de um garoto com intuição aguçada, utilizada de maneira maléfica. Segundo o autor, a ideia surgiu após a leitura de O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, cujos impactos no imaginário coletivo motivaram sua reflexão sobre os efeitos que uma obra pode causar.
Outro projeto mencionado por Tony é a HQ 66, ambientada em um cenário distópico e com lançamento previsto. O autor também relembra suas intervenções urbanas por meio de lambe-lambes, como os desenhos de dragão aplicados no antigo prédio do IAPI, no Centro de Vitória, durante o período em que o imóvel era ocupado por moradores em situação de vulnerabilidade. O artista define essa atuação como uma espécie de “decoração de interiores para sem-teto”.
Em Guarapari, onde reside, realizou uma série de lambe-lambes temáticos em um muro na Praia do Morro, sempre em diálogo com eventos astronômicos e acontecimentos atuais. O interesse pela arte urbana foi intensificado após uma viagem a Paris, onde participou de uma visita guiada por um bairro conhecido pela liberdade em manifestações visuais como pichações e colagens.
Além de seu trabalho individual, Tony Zax integra o coletivo Facção In-Versa, que atua nas áreas de performance, audiovisual e happenings. O produtor cultural David Rocha, do Espaço Thelema, relembra o primeiro contato com o artista: “A primeira aparição dele na Thelema foi em 2018: chegou com um litrinho de cola e um lambe do Sérgio Sampaio, assinou a parede, evaporou. Agora, sete anos depois, reaparece para uma conversa NadaAVer sobre tudo, ou não”.
Serviço
Projeto Prosas Literárias convida Tony Zax
- Data: Terça-feira, 8 de julho
- Horário: 19h30
- Local: Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória
- Atividade gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.