A Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) está com inscrições abertas para a oficina de fotografia “Um Outro Olhar”, voltada exclusivamente para mulheres com baixa visão. A atividade, que começa no dia 10 de julho e segue até 31 de julho. São 10 vagas disponíveis, a serem preenchidas por ordem de solicitação. As interessadas devem entrar em pelo WhatsApp da instituição: (27) 99609-8181.
A oficina será conduzida por professores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, grupo responsável pelo projeto referência em práticas inclusivas, Escola de Fotógrafos Cegos. A equipe é liderada pela artista e cineasta Rejane Arruda, presidente da SOCA Brasil e idealizadora da iniciativa.
“A ideia da oficina é abrir um lugar de fala e, a partir da subjetividade de cada uma, montar um laboratório de captura de imagem e produção de estética fotográfica. Os modos de ver diversos vão fundamentar a produção estética, que ganhará uma exposição no final do processo”, afirma Rejane.
Os encontros acontecerão no Ponto de Cultura SOCA Brasil, localizado no bairro Santa Mônica Popular, em Vila Velha, sempre nas quintas-feiras, às 16 horas. No encerramento, as fotografias serão exibidas em uma exposição em formato de varal aberta ao público.
O Ponto de Cultura SOCA Brasil está localizado nas instalações do Espaço Contêiner junto ao ateliê da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, e dispõe de rampa de acesso para cadeirantes e banheiro adaptado, monitoria humanizada com acolhimento no ponto de ônibus e acompanhamento durante as atividades. Nos eventos abertos ao público, são oferecidas também a audiodescrição e a tradução para Libras.
Associação Sociedade Cultura e Arte
Desde 2019 a Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil) desenvolve projetos voltados para a inclusão e visibilidade de pessoas com deficiência no campo da experimentação de linguagens artísticas setoriais. Entre os projetos realizados pelo grupo estão a Escola de Fotógrafos Cegos, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos, o Cena Diversa e a mostra de videografias Nada Me Falta.
“Nossa função é promover o protagonismo, porque a arte cresce e a cultura se desenvolve. A diversidade apresenta saídas para o desenvolvimento: cultural, científico, artístico, para a construção de saberes e as reverberações na sociedade, contribuindo para a transformação dos padrões, a criação de novos olhares e o questionamento de formas enrijecidas que destroem vidas”, explica Arruda, presidente da SOCA Brasil.
A metodologia que será utilizada na oficina “Um Outro Olhar” foi desenvolvida pela equipe que atua no projeto Escola de Fotógrafos Cegos desde 2022. Com 12 fotógrafos cegos, o projeto já produziu duas exposições coletivas: “Quando Fecho os Olhos Vejo Mais Perto”, em 2023, e “Aqui Eu Habitei”, em 2024.
Serviço:
Oficina de fotografia “Um outro olhar” – Inscrições abertas
- Público-alvo: Mulheres com baixa visão (deficientes visuais)
- Inscrições pelo Whatsapp da SOCA Brasil: (27) 99609-8181
- Vagas: são 10 vagas disponíveis – por ordem de solicitação
- Atividades: 10 a 31 de julho, sempre às quintas-feiras, às 16 horas
- Local: Ponto de Cultura SOCA Brasil – Espaço Contêiner, Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.