No primeiro trimestre de 2025, a produtividade operacional do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) aumentou em 48%, o que significa uma movimentação de 50,5 mil contêineres e 102,6 mil toneladas de cargas gerais.
De acordo com a Log-In Logística Integrada, que opera o terminal, no consolidado financeiro, foi registrado lucro líquido de R$ 26,5 milhões no primeiro trimestre de 2025: uma alta de 219,3% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O desempenho foi puxado pelas operações de Feeder (Operações se referem ao transporte de mercadorias de portos menores para portos maiores) e pela retomada econômica da Argentina, beneficiando as rotas do Mercosul.
Outro marco positivo recente foi a assinatura do contrato de exploração de uma nova área de 70 mil m², no complexo portuário de Vila Velha, o que reforça a estratégia de expansão e o posicionando do TVV como um polo logístico ainda mais competitivo para o Espírito Santo e o Brasil.
Ativo estratégico
O investimento em infraestrutura, como a atualização dos portêineres, também vem otimizando as operações do Terminal de Vila Velha. “A modernização do TVV é uma grande conquista, pois o terminal é um ativo estratégico não só para o município de Vila Velha, mas para toda a cadeia econômica do Espírito Santo. Com foco em eficiência, o TVV mostra que o futuro da logística portuária capixaba passa, cada vez mais, por Vila Velha”, afirmou o prefeito Arnaldinho Borgo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a expansão e a modernização do terminal representam fortalecimento da capacidade logística de Vila Velha, oportunidades para a atração de novos negócios, geração de mais empregos qualificados e maior impulsionamento das operações de importações e exportações.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.