Atualizado em 22/05/2025 – 15:32
O Carnaval de Vitória de 2026 marcará uma mudança para as escolas de samba capixabas do Grupo Especial: a partir de agora os desfiles acontecerão em dois dias, com cinco agremiações em cada noite. Segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), a decisão visa promover mais organização, segurança e valorização para o espetáculo. E essa folia já tem data: dias 06 e 07 de fevereiro do próximo ano.
A reestruturação dos desfiles foi motivada por um desejo antigo dos dirigentes e foliões, que pediam experiência mais dinâmica e confortável tanto para quem desfila quanto para quem assiste. Desde 2015, os desfiles do Grupo Especial aconteciam em uma única noite, com sete escolas participantes. O modelo muitas vezes provocava atrasos, sobreposição de alegorias e as últimas agremiações se apresentavam depois do amanhecer, as vezes sob sol forte.
Ordem das escolas
Com a mudança, a definição de quais escolas seriam alçadas ao Grupo Especial seguia a posição oficial que cada agremiação obteve no Carnaval deste ano. Desta forma, na primeira noite, dia 6, desfilam: Pega no Samba, Novo Império, Jucutuquara, MUG e Imperatriz do Forte. Na segunda noite se apresentam: Rosas de Ouro, Piedade, Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí.
Todas as 10 escolas atravessarão o Sambão do Povo durante a noite, beneficiando a estética dos desfiles. Segundo a organização do evento, a mudança para o novo formato foi respaldada por estudos logísticos. Entre os ganhos apontados está a redução no número de escolas na dispersão, facilitando a logística, reduzindo o risco de acidentes e evitando atrasos. Além disso, todas as escolas conseguirão concentrar seus integrantes e alegorias dentro dos limites do Sambão do Povo, sem a necessidade de longas filas de espera nas ruas do entorno, com mais segurança.
“Esta mudança foi pensada para proporcionar uma experiência melhor para as escolas, para o público e para a cidade. Permitirá que cada agremiação tenha mais destaque, que a organização do evento seja mais eficiente e, principalmente, que o Carnaval cresça ainda mais em qualidade e atratividade”, afirma Edson Neto, o presidente da Liesge.
O presidente ressalta ainda que o novo formato trará mais visibilidade para a festa: “Com duas noites de desfiles, ganhamos em visibilidade, cobertura de imprensa e espaço para ações comerciais. Isso é fundamental para potencializar a captação de recursos e fortalecer as escolas financeiramente.”
A Liesge esclareceu que a decisão não implicará no aumento dos custos do Carnaval, já que “a infraestrutura física e operacional permanece a mesma, apenas com uma nova divisão de horários para os desfiles”. A Liga também assegurou que está garantida a manutenção do valor dos repasses realizados pela Prefeitura às escolas de samba.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.