Atualizado em 22/05/2025 – 10:53
A comemoração pelos 490 anos de Vila Velha vai impactar o trânsito em diversos pontos da cidade entre os dias 22 e 25 de maio. A Prefeitura preparou uma programação com atividades culturais, desfile cívico-militar, shows na Prainha e a tradicional transposição do fogo simbólico. Para garantir a segurança dos participantes, a Guarda Municipal realizará interdições temporárias em ruas e avenidas por onde passarão os eventos.
Quinta-feira (22) – Transposição do fogo simbólico
A abertura das celebrações ocorre com a transposição do fogo simbólico de Vitória para Vila Velha, marcada para a quinta-feira (22). A tocha será conduzida por atletas de vários órgãos de Segurança Pública, em forma de revezamento, com saída prevista às 15h do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. A chegada à Prainha está prevista para às 17h.
Em Vila Velha, o percurso passará por vias importantes, como as Avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro (trecho), Champagnat, Antônio Ataíde, Antônio Ferreira de Queiroz e Luciano das Neves, até a Prainha. Durante o trajeto, o trânsito será interditado parcialmente e liberado gradualmente após a passagem da tocha, com o apoio da Guarda Municipal.
Sexta-feira (23) – Desfile cívico-militar
Na sexta-feira (23), a programação segue com o desfile cívico-militar, em homenagem à Colonização do Solo Espírito-Santense. O evento acontece a partir das 7h, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vila Velha.
Para que o desfile ocorra algumas ruas do centro serão interditadas já na madrugada do dia 23. São elas: Rua Henrique Moscoso (entre Rua Antônio Ataíde e Rua Maria Amália), Avenida Jerônimo Monteiro (entre Rua Antônio Ataíde e Rua Maria Amália)

Rotas alternativas:
– Motoristas com destino à Avenida Carlos Lindenberg deverão utilizar: Rua Henrique Moscoso, Rua Antônio Ataíde, Rua Castelo Branco, Rua Maria Amália.
– No sentido praia, o caminho será: Avenida Carlos Lindenberg, Rua Sete de Setembro, Rua Antônio Ataíde e Av. Champagnat.
Interdições
A região da Prainha será palco de uma série de shows e atrações culturais de quinta-feira (23) e domingo (25). Durante o período, a área terá acesso controlado com barreiras fixas, para garantir a segurança e organização do evento.
Apenas moradores, comerciantes cadastrados e veículos autorizados poderão acessar a região durante os horários de interdição, das 16h às 0h (sexta-feira e sábado) e das 14h às 22h (domingo).
Locais das barreiras:
– Rua Cabo Aylson Simões
– Rua Antônio Ataíde x Rua Dom Jorge de Menezes
– Rua Luiza Grinalda x Rua Dom Jorge de Menezes
Horários de interdição:
– Dias 23 e 24/05 – das 16h às 0h
– Dia 25/05 – das 14h às 22h

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.