Atualizado em 06/05/2025 – 16:12
O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta terça-feira (6), a ampliação do Sistema Aquaviário da Grande Vitória, com previsão de aumento na frota e de novas conexões entre diferentes regiões da capital capixaba. O projeto prevê a operação de oito embarcações — sendo seis ativas e duas reservas —, todas equipadas com ar-condicionado, Wi-Fi, bicicletário, banheiro e acessibilidade. Com a expansão, será criada uma nova linha com estação de atendimento no bairro São Pedro, que fará ligação com a Rodoviária de Vitória.
A publicação do edital para ampliar o serviço do Aquaviário foi anunciada em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta terça-feira (6).
Atualmente, o sistema conta com três estações em funcionamento e uma quarta em obras. A nova fase de ampliação também contempla a construção de mais duas estações, previstas para serem licitadas até julho. Elas serão instaladas na região da Praça Pio XII e no antigo Terminal Dom Bosco, ambas no Centro da Capital. As estações seguirão o padrão atual, com estruturas como flutuantes, passarelas, cadeiras de espera e recursos de acessibilidade.
Desde sua reativação em 2023, após mais de 20 anos de inatividade, o sistema vem sendo incorporado à malha de transporte urbano da região metropolitana e funciona integrado ao sistema Transcol, por meio do Cartão GV. A operação tem potencial para atender até quatro mil passageiros por dia, com possibilidade de ampliação dos horários de funcionamento.
“Quando voltamos ao Governo, em 2019, iniciamos o trabalho para implantação do Aquaviário. Em 2023, reativamos o serviço e agora seguimos avançando. O Aquaviário vai ser importante para a região de São Pedro, Ilha das Caieiras, Vila Rubim e o Centro de Vitória. Sabemos que não alcança a todas as pessoas, mas atende uma fatia da população. Hoje transportamos aproximadamente duas mil pessoas e vamos praticamente dobrar esse número. Além disso, o Aquaviário também é um ativo turístico, acessível para o cidadão e que permite ver as cidades em uma nova perspectiva, pelo mar”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Além do transporte diário, o Aquaviário tem atraído usuários interessados na navegação pela Baía de Vitória como uma alternativa paisagística ao deslocamento urbano convencional. A ampliação do serviço é parte de um conjunto de iniciativas para integrar diferentes modais de transporte e reforçar a mobilidade urbana em áreas estratégicas da cidade.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.