Atualizado em 01/01/2025 – 22:18
O Espírito Santo apresenta um dado positivo no combate à violência: oito municípios do estado estão há mais de um ano sem registros de homicídios dolosos. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), essa marca reflete avanços em políticas públicas, ações comunitárias e esforços de segurança.
- ES registra menor número de homicídios em 28 anos
- Espírito Santo registra aumento na quantidade de feminicídios em 2024
Os municípios que não tiveram registro de assassinatos há mais de um ano são Muqui, que lidera com 1.263 dias sem homicídios, seguido por Divino de São Lourenço (1.238 dias), Mucurici (1.080 dias) e Dores do Rio Preto, com 958 dias sem registrar crimes desse tipo. Outros municípios que mantêm longos períodos sem homicídios são Iconha (743 dias), Santa Leopoldina (623 dias), Vila Pavão (418 dias) e São José do Calçado (381 dias).
Além desses, 11 municípios contabilizaram apenas um homicídio doloso em 2024. São eles: Alegre, Águia Branca, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte, Laranja da Terra, Rio Bananal, Atilio Vivacqua, Rio Novo do Sul, Alto Rio Novo, Ibitirama, João Neiva, Marilândia e Apiacá.
Foto: Divulgação/ SESP ES
Os dados fazem parte de um levantamento que acompanha os índices de criminalidade em todo o estado, indicando os períodos sem registros de homicídios e os municípios com índices reduzidos. Esses números refletem a situação local em relação à segurança pública e às ações de monitoramento realizadas nos municípios.
O secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, destacou a importância do trabalho contínuo. “Esses números mostram que estamos no caminho certo, mas é essencial mantermos as ações integradas e o foco em prevenir e combater a criminalidade”, afirmou.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.