Para muitos, o Réveillon marca o início de um novo ciclo e uma oportunidade recomeço. Motivadas pela esperança de sorte, prosperidade e felicidade, muitas pessoas seguem tradições e superstições específicas para atrair energias positivas no ano que se inicia.
Confira algumas superstições mais populares praticadas ao redor do mundo para atrair sorte e espantar os maus agouros na virada do ano:
Pular ondinhas
Uma das tradições mais conhecidas para trazer sorte no ano novo é a de pular sete ondas na praia. Segundo a crença, basta entrar no mar às 00h e saltar sete ondas enquanto faz seus pedidos. Mas cuidado! Após dar os pulos, é necessário sair do mar sem dar as costas para a água. Essa tradição tem origem nas religiões de matriz africana.
Cor da roupa
Embora o branco seja a cor mais usada no Réveillon, muitas pessoas escolhem roupas de outras cores de acordo com o que desejam atrair. Essa tradição também se estende a peças intimas, bolsas e sapatos. O look completo influencia na sorte. Veja o significado das cores:
- Branco: paz e harmonia
- Amarelo: riqueza e prosperidade
- Azul: calma e clareza
- Vermelho: amor e sensualidade
- Verde: esperança e saúde
Romã na carteira
A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade em diversas religiões. A crença indica que a pessoa coma a fruta às 00h, separe três sementes, seque e guarde na carteira para garantir prosperidade, riqueza e sorte para o ano seguinte.
Canela
Outra crença para atrair dinheiro diz que é necessário assoprar um punhado de canela em direção a porta de entrada da casa. Enquanto assopra, deve-se mentalizar a frase “quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui vai morar”. Esse ritual com a especiaria é feito durante o primeiro dia de cada mês. Claro que a tradição também não deixa o dia 1º de janeiro de fora.
Dinheiro no Bolso ou Sapato
Muitos acreditam que começar o ano com dinheiro no bolso ou no sapato ajuda a atrair estabilidade financeira durante o ano. A lenda diz que ao colocar as notas de dinheiro com o valor mais alto que tiver no bolso direito ou no sapato, atrai prosperidade e riqueza. Segundo a espiritualidade oriental, as notas devem ser colocadas no sapato, pois os pés são entradas de energia em nosso corpo.
Comer 12 uvas debaixo da mesa
Essa é a mistura de duas simpatias. Basta comer 12 uvas debaixo da mesa e fazer seus pedidos, às 00h. Com isso, a pessoa, supostamente, garante a realização dos 12 desejos manifestados enquanto come cada uma das frutas e ainda um novo relacionamento amoroso, que seria o resultado de ter feito a simpatia debaixo da mesa.
Xô azar!
Enquanto para algumas pessoas a sorte é fundamental, outras preferem apenas evitar o azar. Para isso, também existem algumas crenças populares que indicam itens que podem trazer maus agouros para o ano que se inicia. Confira o que não fazer na noite da virada:
Usar roupas pretas: Enquanto o branco indica paz e harmonia, roupas com cores escuras representam tristeza e o luto. Certamente, ninguém gostaria de atrair esses sentimentos para o ano seguinte.
Passar a virada sem dinheiro no bolso: A tradição diz que passar a virada do ano sem dinheiro no bolso pode indicar que você não terá sorte financeiramente no ano que virá. Por isso, certifique-se de ter pelo menos algumas moedas no bolso à 00h.
Comer frango ou peru: Diferente do Natal, a superstição diz que comer frango ou peru pode dar azar no réveillon. Isso porque são aves que ciscam para trás, o que pode impedir o sucesso para o próximo ano.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.