Atualizado em 13/08/2025 – 10:16
Nos dias 22 e 23 de agosto acontece a quarta edição da Mostra CineMarias, com uma programação gratuita que exibe produções audiovisuais de todo o Brasil realizadas por identidades femininas e pessoas não binárias, além de oferecer masterclasses, rodas de conversa, oficinas e ações educativas. O evento acontece no Cine Metrópolis e na Tenda Cine Marias, ambos no campus de Goiabeiras da Ufes.
Este ano com o tema “Fabular Novos Futuros”, a mostra defende o direito de corpos e identidades femininas de sonhar e criar futuros possíveis a partir da natureza, da liberdade, da igualdade de acessos e oportunidades. A programação inclui as Mostras Competitivas Capixaba e Nacional, com 12 filmes selecionados pelas curadoras Gabriela Alves e GG Fákọ̀làdé.
As obras concorrem aos prêmios de Melhor Filme Capixaba e Melhor Filme Nacional, cada um no valor de R$ 2 mil, a serem anunciados no sábado (23), a partir das 18h40, no Cine Metrópolis.
Homenageada
A homenageada desta edição é a escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras. Autora de Um Defeito de Cor, obra premiada e referência na literatura contemporânea, narra a vida de Kehinde, uma mulher africana que foi capturada e escravizada no Brasil. A escritora propõe em seu trabalho uma revisão historiográfica que reflete sobre Brasil colonial e escravagista do século 19 a partir de uma perspectiva decolonial.
Ana Maria também trabalha com roteiros para cinema, teatro e televisão, é sócia-fundadora da Terreiro Produções e professora de escrita criativa. Na Mostra CineMarias, a homenageada participa de uma masterclass, que acontece no sábado (23), às 17 horas, no Cine Metrópolis.
Inspirado na Lei Maria da Penha, o projeto CineMarias busca refletir através da arte e da educação, a mazela social que é a violência contra a mulher e a falta de representação feminina no cinema, na mídia e nos espaços de poder. O evento também oferece em sua programação ações educativas sobre a Lei e o combate à violência contra identidades femininas.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (22):
Cronograma: 9h às 16h: Ação de Retificação de nome e gênero, com a equipe da Defensoria Pública do Espírito Santo (Tenda CineMarias)
Inscrições pelo link: https://linktr.ee/cinemarias_
10h às 12h: Roda de Conversa: Por Dentro da Lei Maria da Penha, com Rosely Pires e Emilly Marques (Tenda CineMarias)
18h às 20h30: ABERTURA OFICIAL + SESSÃO 1
Abertura + Mostra Competitiva Capixaba + Bate-papo com realizadores (Cine Metrópolis)
Sábado (23):
Cronograma: 10h às 12h: Workshop: “Nem vítimas, nem vilãs: desconstruindo estereótipos femininos na ficção” - com Manuela Cantuária (Cine Metrópolis)
14h às 16h30: SESSÃO 2
Mostra Competitiva Nacional + Bate-papo com as realizadoras (Cine Metrópolis)
17h às 18h30: Masterclass com a homenageada Ana Maria Gonçalves (Cine Metrópolis)
18h40 às 19h20: Homenagem Especial à Ana Maria Gonçalves | Premiação de Melhor Filme
Capixaba e Melhor Filme Nacional (Cine Metrópolis)
19h30 às 21h30: Oficina + Roda de Conversa: “Ritual do Rebolado – Deixa as garota brincar”, com Afrofunk Rio com Mariluz (Facilitadora AfroFunk Rio) (Tenda CineMarias)
22h às 00h: Festa Treme Ú Baile – Edição Rebola (Tenda CineMarias)
Serviço:
4ª Mostra CineMarias – Fabular Novos Futuros
Local: Cine Metrópolis – Av. Fernando Ferrari, 514 -Vitória/ES
Tenda CineMarias (estacionamento do Teatro Universitário)
Data e horário: 22 e 23 de agosto, a partir das 10h30
Entrada gratuita.
Inscrições abertas para masterclass, workshops e oficinas gratuitas no link: https://linktr.ee/cinemarias_
Mais informações: Instagram CineMarias

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.