Atualizado em 24/03/2025 – 15:33
Uma pesquisa mapeou o perfil dos turistas que estiveram no Espírito Santo entre os dias 1º e 4 de março para curtir o Carnaval de 2025. O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com base em entrevistas de 1.660 pessoas em 16 municípios capixabas, abrangendo seis regiões turísticas e mais de 40 atrativos e pontos turísticos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24).
“Esses dados são essenciais para entendermos o perfil do nosso visitante e aprimorarmos ainda mais a experiência turística no Estado. Os atrativos naturais capixabas encantam e continuam sendo os grandes diferenciais do nosso destino”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Victor Coelho.
Origem, renda e faixa etária dos turistas
O estudo identificou a origem dos visitantes, destacando que 29,9% vieram de Minas Gerais e 13,1% do Rio de Janeiro. Além disso, 2,2% dos turistas eram provenientes de São Paulo e da Bahia, enquanto 1,4% vieram de outros estados. A maior parte dos visitantes, 51,3%, era composta por capixabas.
A pesquisa também levantou informações sobre a faixa etária e a renda dos turistas. A maior parte dos entrevistados (27,7%) tinha entre 31 e 40 anos.
Em relação à renda familiar, 33,7% declararam ganhar entre 2 e 5 salários-mínimos, enquanto 23,7% afirmaram possuir renda entre 5 e 10 salários-mínimos.
Decisões
O lazer foi o principal motivo para a escolha do Espírito Santo como destino no período carnavalesco, apontado por 89,6% dos entrevistados. Entre os fatores que influenciaram a decisão, os atrativos naturais foram mencionados por 46,5% dos turistas, enquanto a programação de Carnaval foi citada por 12,6% dos visitantes.
Em relação à hospedagem, 31,3% dos turistas optaram por pousadas e hotéis. O gasto médio diário por visitante foi de R$ 242,03, sendo que Conceição da Barra registrou a maior média, com R$ 349,05 por turista.
Experiências
O estudo também avaliou a experiência dos turistas no estado, indicando que 88,2% dos entrevistados consideraram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas. Os aspectos mais elogiados foram segurança pública, limpeza urbana e hospitalidade dos capixabas. Além disso, o índice de recomendação do destino foi de 98,3%, segundo o levantamento.
Serviços
Além disso, o Estado também foi bem avaliado nos quesitos:
- Segurança pública – 90,3%;
- Limpeza pública – 83,1%;
- Sinalização – 80,8%;
- Serviço de transporte – 69,4%;
- Hospitalidade – 89,3%;
- Gastronomia – 93,1%;
- Programação de carnaval – 79,2%.
A pesquisa
A coleta de dados foi coordenada pelo Observatório do Turismo da Setur, realizada digitalmente, com o uso de tablets e smartphones, com a empresa contratada Leal M Opinião e Mercado.
O objetivo da pesquisa é auxiliar nas estratégias de promoção e políticas públicas voltadas ao setor, tanto no âmbito estadual quanto municipal.
Confira as cidades onde a abordagem foi realizada e as regiões turísticas de cada localidade:
- Região Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari;
- Montanhas Capixabas: Domingos Martins;
- Região dos Imigrantes: Santa Teresa;
- Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Linhares e São Mateus;
- Região do Caparaó: Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço;
- Costa e Imigração: Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Piúma.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.