Atualizado em 22/07/2025 – 15:04
Moradores de 26 cidades dos estados do Espírito Santo e e Minas Gerais já podem participar da 4ª edição do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas. As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e podem ser feitas pelo site oficial: www.curtavitoriaaminas.com.br.
Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais que residam nos municípios contemplados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas. No Espírito Santo, participam Santa Leopoldina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu. Em Minas Gerais, a lista inclui Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Catas Altas.
Os participantes podem enviar quantas histórias quiserem, com até cinco páginas cada. No entanto, apenas uma por participante poderá ser selecionada. A temática é livre: as histórias podem ser reais ou fictícias, como dramas, aventuras, comédias, suspenses ou lendas. Cada texto deve ser de autoria individual e não é necessário ter experiência prévia em audiovisual.
Serão selecionadas sete histórias, com base em critérios como originalidade e relevância temática. Os autores escolhidos participarão do processo de adaptação das narrativas para o formato de ficção ou documentário, com o apoio de profissionais da área e uso de equipamentos fornecidos pelo projeto.
A inscrição pode ser feita pela internet, com envio da história e dos documentos exigidos (CPF, RG e comprovante de residência). Também é possível enviar pelos Correios para o endereço do Instituto Marlin Azul, em Vitória (ES). Quem já foi selecionado em edições anteriores do concurso não poderá participar novamente.
O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Ministério da Cultura/Governo Federal.
O que acontece com os escolhidos
Os selecionados se juntarão a profissionais do cinema e da televisão durante uma imersão de 15 dias para aprender como transformar sua história em filme. Serão aulas expositivas e práticas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral.
Após o curso de formação, cada autor (a) voltará para a cidade de origem para organizar a pré-produção das gravações dos filmes, envolvendo a comunidade. Com tudo pronto para gravar, os autores contarão com o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som, a orientação e a participação de uma equipe de profissionais audiovisuais, além do envolvimento de moradores em funções técnicas, artísticas e de apoio.
Na etapa da montagem, os autores vão contar com editores e finalizadores de imagem e som. Depois que as histórias virarem filmes, é hora de exibir as ficções e documentários numa telona montada em ruas e praças das cidades durante sessões abertas e gratuitas para as comunidades.
Serviço
Concurso de Histórias que Viram Filmes do Curta Vitória a Minas IV
Inscrições: Até 15 de setembro de 2025
Como se inscrever: www.curtavitoriaaminas.com.br
Quem pode participar: Moradores acima de 18 anos de: Santa Leopoldina (ES), Fundão (ES), Ibiraçu (ES), João Neiva (ES), Colatina (ES), Baixo Guandu (ES), Aimorés (MG), Itueta (MG), Resplendor (MG), Conselheiro Pena (MG), Tumiritinga (MG), Governador Valadares (MG), Periquito (MG), Belo Oriente (MG), Naque (MG), Santana do Paraíso (MG), Ipatinga (MG), Coronel Fabriciano (MG), Timóteo (MG), Antônio Dias (MG), João Monlevade (MG), Nova Era (MG), Bela Vista de Minas (MG), Rio Piracicaba (MG), Santa Bárbara (MG) e Catas Altas (MG).
Como esclarecer dúvidas: através do email: [email protected] e do telefone (27) 99872-3521.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.