Atualizado em 23/02/2025 – 09:29
A Unidos de Jucutuquara abriu a noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória 2025 com muita emoção e paixão, assim como pedia o enredo escolhido pela escola, “Pulsar da Vida”. Apesar de alguns problemas de desempenho e da chuva que caía forte, a Nação Jucutuquara cantou alto na avenida – e na arquibancada – durante todo o desfile.
Com o enredo, a escola levou para a avenida a simbologia do coração e das emoções. Um dos destaques foi a Comissão de Frente, coreografada, com uma fantasia que representava o coração humano e simbolizava toda a pulsação deste órgão.

A Jucutuquara levou para o Sambão do Povo 2.200 componentes em 22 alas. Entre os 3 carros, o segundo foi o que mais surpreendeu pela grandiosidade e diversas partes móveis.
O primeiro casal de Mestre Sala e Porta-bandeira esbanjou brilho, com uma fantasia vermelha e roxa, com saia em formato de coração e muita pedraria. Para o segundo casal, a escola apostou em uma proposta diferente, uma fantasia de palhaços e coreografia inspirada nesses personagens, que chamou a atenção da plateia.

Marina Zanchetta, compositora da escola desde 2001 e porta-bandeira do primeiro casal da Jucutuquara, contou a emoção de desfilar cantando sobre o coração:
“Eu já sou compositora da escola desde 2021, participei desse concurso de samba [de 2025]. Meu amigo Vinicius Moraes fez um samba lindíssimo e foi uma honra desfilar dançando o samba dele. A emoção explode! Falar de coração é emocionar as pessoas. Eu e Marcos Paulo, meu parceiro [mestre sala] com a nossa fantasia, com a nossa coreografia, com a animação da arquibancada. Foi muito bom!”, declarou.
A Unidos de Jucutuquara mostrou como diferentes culturas se conectam com a simbologia do coração, como os egípcios e os hindus. Além disso, ainda trouxe uma ala coreografada sobre Oxum que é a orixá do amor. As Baianas, ala obrigatória nas escolas, representaram o Imaculado Coração de Maria.
A escola, entretanto, ultrapassou o tempo permitido e deve perder pontos no quesito Evolução. Faltando apenas alguns minutos para o final dos 62 minutos estipulados, a bateria ainda estava saindo do recuo e a temida “corridinha” do final do desfile foi inevitável. A Unidos de Jucutuquara terminou de cruzar a avenida com 1 hora e 4 minutos, ultrapassando dois minutos do tempo máximo.
Além disso, logo depois de o último carro passar pela cabine de jurados, uma das câmeras da transmissão ficou agarrada a alegoria. A câmera ficou pendurada por fios e corria risco de cair, o que causou agitação da plateia do camarote ao lado.

Apesar dos imprevistos, o presidente da Jucutuquara, Ewerton Fernandes, conhecido como Gigante, elogiou o desempenho da agremiação:
“A nossa avaliação não pode ser diferente: é muito boa, positiva. A gente buscou um enredo leve, que mexesse com as emoções das pessoas, que trouxesse lembranças de tempos bons, de amor. Fazer a galera da torcida da escola, e de fora da escola, vibrar junto com a gente na avenida. Eu acho que o objetivo foi atingido”, afirmou o presidente.
Confira mais fotos do desfile:
Confira o samba-enredo:
Jucutuquara faz pulsar meu coração
Você é minha paixão, pra sempre vou te amar
Transborda em meu peito um amor sem igual
Cadência perfeita do meu carnaval
Eu sou o som que anuncia a nova vida
Cada batida é um sentimento nessa canção
Vibrando ao pisar na avenida
Viver, sorrir, cantar, chorar de emoção
Atravessei o tempo, de várias formas é possível me encontrar
Me abro na fé, reacendendo a chama que conduz o meu viver
Sagrada e divina inspiração, quando ressoa a bateria da nação
Vai disparar mais uma vez quando a sirene tocar
A máquina da vida não pode parar
Quem doa renova a esperança de um bamba
Carrego na veia a herança do samba
Lar de tantos amores, chama que jamais se apagará
Dos mais singelos sabores, um doce encontro a luz do luar
Incondicional o mais puro afeto maternal
Me abraça, me cura, sempre entrega sua ternura
É gol! Adrenalina na arquibancada, vibrando uma torcida apaixonada
Coruja em meu peito fez morada,
Explodem as cores do meu pavilhão,
O surdo firmando vem na marcação,
E o povo inteiro vai saber que o meu amor é você.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.