Atualizado em 23/02/2025 – 19:00
A Novo Império teve a sorte de ser a primeira escola da noite a desfilar sem a presença de chuva. A escola apostou na grandiosidade das alegorias para fazer jus à boemia de Vitória com o enredo “As voltas que a vida dá”. A agremiação levou para a avenida 3 carros alegóricos e 1500 componentes em 21 alas.
Neste ano, a escola fez um recorte temporal: contou a história da vida noturna e da boemia de Vitória nos anos 1930, 1940 e 1950. A Comissão de Frente já trazia a coroa, símbolo da escola e que apareceu por todo o desfile, em evidência.
O primeiro carro alegórico foi um grande destaque e tinha como tema o Cassino Trianon, que funcionava na antiga sede do Saldanha da Gama, nas décadas de 1920 e 1930.
A escola também mostrou na avenida a influência da estética francesa da Arte Noveau e da Belle Époque no processo de modernização de Vitória. Estilos que aparecem até no samba-enredo: “É a Belle Époque de uma ilha tropical e os delírios no cenário cultural”.

A família imperiana mostrou toda a sua força, cantando o samba-enredo e acompanhando a bateria por todo o desfile. As fantasias também chamaram a atenção do público, um marco foi a da Rainha de Bateria, Rayane Rosa.
“Passar na avenida em mais um ano representando meu pavilhão, sempre é muito emocionante estar levando a minha comunidade. E falar sobre a boemia do nosso Centro de Vitória é grandioso demais, é a nossa história”, contou Rayane sobre o desfile.

O terceiro setor, que retratou a década de 1950 revisitou a própria história da escola, que foi fundada em 1956. O tema tocou no coração de quem convive com a escola e tem o samba no sangue.
A musa Michelle Ferreira destacou a importância do tema e sua relação com a família imperiana:
“A escola estava linda. Eu acho que ela veio para brigar, veio com sangue nos olhos, e ela veio com um tema que diz muito sobre a própria escola e a própria comunidade. Esse enredo reflete a proximidade com a comunidade, com a boêmia, com quem gosta de samba, com os trabalhadores – que trabalham muito pra comprar sua fantasia, beber sua cervejinha, para ir para o samba, para ir para os ensaios. Então, traz uma proximidade muito grande com a própria comunidade”, contou a Musa.
A escola teve um percurso tranquilo e terminou dentro do tempo estimado, fazendo um desfile de 59 minutos de duração. Na dispersão houve um problema com o último carro a sair da avenida, mas isso não atrapalhou a Evolução.
Confira mais fotos do desfile:
Confira o samba-enredo:
O sol adormeceu no horizonte
Viu a lua então minguante com seu brilho despertar. Um céu de estrelas cobre a avenida
Oh! Caratoíra… Vou te reencontrar!
Quero te levar ao firmamento e fazer voltar o tempo, alinhado à tal roupagem
Em cada curva, o concreto cobre a areia.
Do casebre à poeira, modelar toda cidade
É a Belle Epoqué de uma ilha tropical e os delírios no cenário cultural
Pelos bares e cafés passear no boulevard
No jogo da sorte, a roleta vai girar!
Nos salões da fantasia, pierrôs e colombinas
Tantas voltas que o destino dá!
Labuta que move a engrenagem
E ganha refúgio à beira do cais
Nas ruas a saudar a malandragem
De volta pra casa lampejos de paz
Na mesa a bebemorar
Tristeza vai pra não voltar!
Dama do prazer… Se é proibido, é
desejado! Mas amar não é pecado
Boêmio também tem um coração
Sou a noite que ilumina, o sambista imperiano
E te ver a cada ano traz de volta essa emoção
Chegou Novo Império, celeiro de bambas, na maior satisfação!

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.