Atualizado em 23/02/2025 – 07:53
Nem a chuva foi capaz de desanimar a escola Chegou o Que Faltava, que entrou na avenida com muita energia, cor e emoção. Com o enredo “Da Lama Sai Muito Barulho!”, a agremiação de Goiabeiras, em Vitória, que comemora 50 anos de história, foi a segunda a desfilar na noite deste sábado (22) e levou uma verdadeira celebração à sua comunidade, às tradições locais e à cultura capixaba. Entre as representações, a tradicional panela de barro feita com a lama dos manguezais.
Em um desfile vibrante, a escola emocionou o público ao homenagear sua própria história e os saberes que emergem do manguezal. Com um olhar atento à importância da memória e das tradições que moldam a identidade cultural de Goiabeiras, Chegou o Que Faltava refletiu sobre o papel fundamental da comunidade em preservar esses conhecimentos.

O desfile trouxe um show de cores e elementos simbólicos. As cores quentes dominaram a avenida, representando a culinária capixaba, enquanto o marrom da lama e o preto da panela de barro deram um toque especial, remetendo diretamente ao famoso artesanato local. Ritmos tradicionais, como o congo e a presença marcante do Boi Estrela, que foi representado em um grande carro alegórico, ajudaram a contar essa história.
A Comissão de Frente foi um dos destaques do desfile, trazendo a lama da panela de barro como elemento central para narrar a trajetória da escola e de sua comunidade. E, ao fim, mostrava a panela de barro nas mães de uma paneleira como o grande ato.
Além disso, as alas organizadas pela escola retrataram várias profissões e funções normalmente encontradas no cenário da Grande Goiabeiras, como as marisqueiras, as desfiadeiras, as benzedeiras e o barreiro (aquele que vai ao mangue recolher o barro para as panelas). Também foram várias as referências à culinária capixaba, entre elas a moqueca e a torta capixaba.

Ao todo, foram três alegorias, um tripé, 18 alas e 1.400 componentes que desfilaram com alegria e orgulho, celebrando meio século de resistência e história. A escola concluiu o percurso com 60 minutos e não estourou o tempo máximo.
Ao final do desfile, o sentimento era de dever cumprido e de ter levado para a avenida um enredo que emocionou e fez pensar. Chegou o Que Faltava mostrou que, da lama, não sai só barulho — sai cultura, memória e muita história para contar.
Confira mais fotos do desfile:
Confira o samba-enredo:
O YíN NÀNÁ YÒ EU SOU O MANGUE
Ô YÍN NÀNÁ YÒ RAIZ DO MEU SANGUE
BATUQUE DE CONGO, AXÉ DE TAMBOR
DE GOIABEIRAS O POVO DO SAMBA CHEGOU
(Ah mais chegou)
O que faltava quando tudo era nada
Oxalá foi a estrada e a Senhora anciã
Saluba nanã fez da lama seu ofício
Rege fim e o princípio
É memória ancestral do manguezal
O sal do corpo encontra a doçura
Onde repousam fé e cultura
Submerso ventre maternal
Pescador partiu pro mar
Na vazante o catador
Quem me cura é benzedeira
Onde a fé perpetuou
Das cantadeiras de roda a voz da lição
Som que emerge no meu pedaço de chão
Tira a canga do boi (bis)
Que griô é a estrela, menina
Tira a canga do boi
Salve preto Benedito que abençoa meu Barreiro
Vou louvar Sebastião todo vinte de janeiro
São Reis por Rainhas da vida
No vale da lida, nas mãos mulembá
Da lama transcende a chama!
Na cuia que abriga o dom de moldar
De Mães e filhas, eterna essência
São paneleiras a herança em resistência
Nasci… da fogueira dessa gente
De chão nobre, imponente
Preta forma de amor
Nos toques que ampliam meu barulho
Minha escola, meu orgulho
Evoca à vitória em seu louvor

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.